segunda-feira, 18 de julho de 2011

What is Bumba-meu-boi? - O Que é Bumba-meu-boi?

  The Bumba-meu-boi is a folk dance from the north and northeast, arise from the europeans, Africans and Indians elements mixed.
  This dance has comedy, drama and tragedy elements and show the contrast between the man's fragility and the ox's strange.
  The dance tells the story of Catirina, a pregnant slave, that asks to her husband Francisco to kill the most beautiful ox in the farm, because she wants to eat the ox's tongue.He answer the wife's wish, but was imprisoned by his administrator.
  The administrator tryes to resucite the ox, and when the ox comes back to rhe life, the party starts.

 Written by: Marília Souza


This pictures are from the day that we show the dances  Essas fotos são do dia que apresentamos as danças

    O Bumba-meu-boi é uma dança folclórica típica do norte e nordeste brasileiro, surgiu do resultado da união de elementos das culturas europeia, africana e indígena. A dança surgiu como uma forma de crítica á situação social dos negros e índios.
    O Bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia e demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.
     A dança conta a história da escrava Catirina (ou Catarina), grávida, que pede ao marido Francisco que mate o boi mais bonito da fazenda porque quer comer a sua língua. Ele atende ao desejo da mulher e é preso pelo seu feitor, que tenta ressuscitar o boi, com a ajuda de curandeiros ou pajés. Quando o animal volta à vida, tudo é festa. 

Escrito por: Marília Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário